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As dúvidas e neuras envolvendo a intolerância e alergia à lactose nos últimos anos abrira, espaço para boatos de todos os tipos sobre o leite e fizeram do alimento mais um entre os ‘’vilões’’ da nutrição.

Mas será que tudo o que espalham, sobre a bebida é verdade?
Doutor Dráuzio Varella esclarece:

1. Adultos não precisam tomar leite:
Parcialmente verdade. ‘’Não é obrigatório, mas você provavelmente não conseguirá um boa quantidade de cálcio em outros alimentos. Um adulto precisa de, no mínimo, 1g de cálcio diariamente. Este nutriente é fundamental não só para os ossos, mas também para o estimulo neuromuscular.
A outra opção seria retirar o cálcio de vegetais escuros, mas a quantidade é muito maior.
Para se ter ideia. 1 g de cálcio é encontrado em 250ml de leite. Em uma porção de brócolis, tem apenas 100mg do nutriente. ’’

2. Ficar um tempo sem tomar leite altera nossa capacidade de digerir a lactose:
Provavelmente verdade. ‘’ Para digerir a lactose, é preciso ter a enzima lactase. Apesar de não haver estudos que comprovem esse mecanismo, parece que ela é produzida em menores quantidade quando fica em desuso. Quando o consumo de leite e seus derivados é retomado, há um tempo de adaptação da lactose. Você produz a enzima, mas não em quantidades suficientes. Depois, sua produção voltaria ao normal. ’’

3. Os leites vegetais são boas alternativas para o leite de vaca:
Mito ‘’A quantidade de cálcio ideal só encontrada no leite de origem animal. Você provavelmente vai encontrar mais carboidrato do que qualquer outro nutriente nessas opções. ’’

4. Leite integral é o mais recomendado:
Verdade. ‘Além dos nutrientes, ele tem uma quantidade de gordura que deixa você saciado por mais tempo, ajudando inclusive na perda de peso.
A diferença de calorias para o desnatado é baixa. No entanto, se você está evitando o consumo de gorduras, opte pelo desnatado. ’’

5. O leite é essencial na prevenção contra a osteoporose:
Verdade. ‘’Estamos constantemente construindo e destruindo os ossos.
Quando você não consome cálcio, o organismo retira esse nutriente justamente dos ossos, então seus corpo começa a perder massa óssea. Principalmente mulheres na menopausa e pós-menopausa já sofrem com uma perda de ossos muito grande, por isso é essencial o consumo de leite nessa fase da vida até a terceira idade. ’’



Data: 17 de maio de 2018
Fonte: Uol
 

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